REFINADA, EU? NÃO, NÃO

Caramba! Faz tempo demais que não escrevo. Digo, aqui no blog, né? Porque depois da maratona de provas da faculdade meus dedos estão até calejados! Hoje de longe seria o pior dia para voltar a postar. MAS, tô nem ligando.

Estava procurando uma postagem antiga minha, sobre o Freud. Eis um trecho dela aqui:

‘Nos privamos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, e guardamos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é o que faz de nós seres tão refinados. Por que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Por que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, nos esforçamos mais para evitar o sofrimento do que pela busca do prazer.’

Sigmund Freud

…acho que não estou na categoria dos refinados. não mesmo. (arquivo. julho/2011)

Há seis meses atrás, eu supunha que não era refinada. Hoje cheguei em uma conclusão: DEFINITIVAMENTE não sou mesmo. Sei lá se é porque o sofrimento não bate na minha porta com muita força, mas desprazeres não me afetam tanto (ou não afetam o quanto deveriam – vamos colocar assim); OU ENTÃO, os prazeres é que me afetam numa escala infinitamente superior. Bom, I don’t know. Muita suposição, muita cerveja, e muitas horas passadas da madrugada para tentar achar um porquê.

2 respostas em “REFINADA, EU? NÃO, NÃO

Deixe uma resposta

