MERA COINCIDÊNCIA (SERÁ?)

Coincidência s.f. Ação ou efeito de coincidir.
Realização simultânea de dois ou mais acontecimentos, simultaneidade.
Algo disposto de maneira igualitária ou idêntica.
Realização de alguns eventos que acontecem à sorte e em simultâneo, mas que aparentam ter algo em comum.
Afluência de algo para um fim comum.

Coincidência é o termo utilizado para se referir a eventos com alguma semelhança mas sem relação de causa e consequência. Por exemplo, jogar uma moeda não viciada e obter três caras consecutivamente é uma coincidência, não existe relação de causa e efeito entre o resultado anterior e o próximo resultado. Quando muitos eventos ocorrem simultaneamente é esperado que ocorram muitas coincidências também. (via wikipedia)

Engraçado que jogando no google essa palavra, a tal da coincidência, você acha mais resultados ligados à superstição do que a fatos em si. Em psicologia eles criaram termos para descrever essa tendência natural que temos muitas vezes em identificar padrões onde eles não existem e fornecer significados. O primeiro, chamado de Apofenia, é um importante fator na criação de crenças supersticiosas, da crença no paranormal e em ilusão de ótica. Já a Pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado; é comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, e outros tantos objetos e lugares. Ou seja, enquanto o primeiro está mais ligado à crenças, o segundo está mais ligado à percepções.

Se um psiquiatra fosse me avaliar HOJE, além de dizer que sou doida de pedra e não tenho cura, diria que ando sofrendo dos dois distúrbios. Que ando paranoica, e que estou tentando achar sinal até na janela embaçada da minha cozinha. E se eu tivesse direito à resposta, diria que estou pouco me importando com os termos científicos; e que por mais racional que eu seja – ou era, certas coisas realmente não têm explicação. Lógica nenhuma explica; Estatística nenhuma explica; Sorte não explica; Universo não explica; Muito menos Freud explica.

Uma resposta em “MERA COINCIDÊNCIA (SERÁ?)

  1. Uia vários post aqui em menos de 1 mês muito bem don que continue assim no qual eu estava já pensando que eu nunca mais iria ver aqui!!!

Deixe uma resposta

