“JÁ VISTO”

– Uau, Trinity. Tive um déjà vu….
– Um déjà vu é uma falha da Matrix, Neo. Acontece quando estão consertando alguma coisa… (MATRIX, 1999)

Será um déjà vu apenas uma falha da realidade virtual da nossa mémoria, ou será que existe de fato essa reação psicológica – ou paranormal – que faz com sejam transmitidas ideias de que já se esteve em determinado lugar antes, já se presenciou tal momento, ou qualquer outro elemento externo?

Para a ciência, a explicação não é óbvia, e sim um tema difícil. Por uma razão simples: se você fosse um cientista, iria pegar alguém na rua, levar para o laboratório e esperar o sujeito ter um déjà vu para ver o que acontece? Eles também não.

Cientificamente falando, o déjà vu acontece quando há uma falha no cérebro. Os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos dá a sensação de que o fato já ocorreu .

Óbvio que para eles, a explicação mais fácil é dizer que nosso sistema operacional vem com alguns bugs de fábrica; e óbvio que, paranoica que sou, não atribuo esse fenômeno a um descuido de uma das senhoras Memórias.

Gosto de pensar que a Vida(ou o que houver por trás dela), deve curtir nos intrigar. Acho até que ela deve se divertir demais com isso; esse lance de deixar a gente confuso e se perguntando qual o “porquê” de tal coisa…

Pois é. Estou me divertindo também.

Logo eu que, quase sempre achava explicação pra tudo… agora só posso achar graça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s